Metodologia Quantitativa

 

A aplicação de métodos Quantitativos torna possível estabelecer as prováveis causas a que estão submetidos os objetos de estudo, assim como descrever em detalhes o padrão de ocorrência dos eventos observados; tais técnicas permitem abordar uma grande variedade de áreas de investigação com um mesmo entrevistado, validar estatisticamente as variáveis em estudo e seus resultados podem ser extrapolados para o universo - target pesquisado; daí este tipo de pesquisa, também ser chamado de Pesquisa Descritiva e de Validação Estatística.

As modalidades da Pesquisa Quantitativa são :
Æ Entrevistas à pessoalmente, por telefone e via carta/fax/e-mail; junto a donas de casa,crianças, jovens, executivos, médicos, aplicadores, vendedores, etc,
Æ Pesquisa multi-cliente à painéis e omnibus,
Æ Técnicas Quantitativas à entrevista domiciliar / no trabalho / no lazer, interceptação de compra, questionário de auto-preenchimento individual, familiar ou em grupo dirigido, etc
Æ Técnicas Especiais à CATI – entrevista monitorada por computador, CI – entrevista interativa com computador e SI – entrevista interativa com Site na Internet.

 


Alguns exemplos de aplicação - Teóricos

· Levantar conhecimento - lembrança e uso de produtos,
· Definir atitudes e comportamentos, como, o que, quando, onde e com que frequência o usuário atua perante o produto
· Determinar perfis demográficos e de personalidade,
· Captar percepção, motivações e processos de interação dos usuários,
· Pesquisar dentro de margens de erro pré-estabelecidas,
· Entre outros.


Alguns exemplos de aplicação -  Práticos 

·

Estudos de Base, sobre um produto, uma linha ou um mix de produtos

·

Determinar estilos de vida, perfis psicográficos do target em estudo,

· Testes de produtos (com e sem marca, conceito e uso, validação das propriedades organolépticas dos produtos, sociométricas e psicológicas dos eventos, etc)
· Avaliar logomarcas, peças publicitárias e processos em geral,
· Compra simulada e recall publicitário,
· Painel de consumo – pantry check (usuários finais e intermediários)
· Entre outros.

Voltar