Metodologia Qualitativa

 

A aplicação de métodos Qualitativos torna possível evidenciar rapidamente as diversas interações a que estão submetidos os objetos de estudo; tais técnicas permitem aprofundar as variáveis em estudo, explorando e trazendo à tona um grande leque de possibilidades sobre os temas tratados; daí este tipo de pesquisa, também ser chamado de Pesquisa Exploratória.

 As modalidades da Pesquisa Qualitativa / Exploratória são :  
Æ Pesquisas em Profundidade individuais à inestruturadas, semi-estruturadas  e estruturadas;
Æ Discussões em Grupo à tradicionais, clínicas e indutivas;
Æ Mini-Grupos à tradicionais e orientados;
Æ Técnicas Projetivas à associação de palavras A percepção Temática, 
Æ Mosaico de Figuras, auto projeção através de Desenhos, etc e
Æ Método Observacional à comportamento de compra, fisiogonomia aplicada, etc.

 


Alguns exemplos de aplicação - Teóricos

· Definir problemas com maior detalhamento,
· Sugerir hipóteses a serem testadas em estudos subsequentes
· Gerar novos conceito de produtos e serviços, e avaliar as reações iniciais,
· Gerar processo de imersão conceitual em novos nichos de mercado,e apreender rapidamente conceitos e formas de expressão em novos targets,
· Gerar processo de comunicação mais eficaz por técnica de indução,
· Entre outros.


Alguns exemplos de aplicação - Práticos 

· Teste de novos produtos,
· Estudo de imagem de marca e produtos,
· Traçar perfil de pessoas e empresas,
· Avaliar comportamentos e atitudes, porquê o usuário reage perante os eventos estudados,
· Pré testar questionários estruturados,
· Pré e pós testes publicitários
· Entre outros.

Voltar